Iniciativa

Circularidade de materiais

Empaques y circularidad de materiales.png

Sobre a iniciativa

Buscamos constantemente soluções que nos permitam minimizar o volume de material destinado a aterros sanitários e reinserir os recursos no ciclo produtivo, promovendo a circularidade dos materiais. Atuamos em três focos: reduzir, substituir e reciclar, além de conscientizar os integrantes de nossa cadeia de valor.

Gestão

Nossa gestão de materiais está focada especialmente nas embalagens usadas no transporte dos produtos vendidos pelo Mercado Livre. Todas as nossas embalagens são recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis. O papelão que usamos tem rastreabilidade da cadeia de valor certificada ou em processo de certificação pelo FSC (Forest Stewardship Council). Esse selo garante que o produto foi fabricado sob processos que envolvem o manejo florestal responsável. Além disso, atualmente todas as caixas utilizadas em nossas operações apresentam pelo menos 30% de papelão reciclado em sua composição. Em 2023, 60% das caixas foram fabricadas com 50% de material reciclado.

Redução

Para conseguir uma redução permanente na quantidade de embalagens, em 2020, implementamos a possibilidade de alguns produtos serem transportados em suas embalagens primárias, eliminando embalagens adicionais e reduzindo o uso de materiais e a quantidade de ar transportado na última milha. Os projetos-piloto realizados no Brasil e Argentina mostraram reduções no ar transportado de até 40%.

Em 2022, estendemos essa iniciativa para todos os principais centros de distribuição (fulfillments) na Argentina, Brasil, México, Chile e Colômbia. Durante o ano, o projeto alcançou 10,93% do volume total de mercadorias enviadas, com uma redução de 50% no espaço ocupado e no tempo de expedição das mercadorias. Em 2023, essa forma de envio continuou a crescer, atingindo 15% dos envios.

Circularidade

Realizamos programas de recuperação de materiais essenciais em nossos centros de distribuição e escritórios, com a missão de reinserir os recursos utilizados no ciclo produtivo.

Desde 2015, promovemos um programa regional de reciclagem com esquemas de separação e coleta seletiva dos resíduos no local. Mais de 85% dos materiais usados em nossos centros de distribuição são recuperados com parceiros locais. No caso do papelão, em particular na Argentina e no México, o material é recuperado e enviado para reciclagem e produção de novas caixas ou papelão.

Convidamos, ainda, os compradores de nosso marketplace a aderir ao descarte correto. A partir de um QR code nas etiquetas de nossos envios, oferecemos recomendações para o adequado descarte final dos materiais de embalagem nas residências.

Implementamos também o programa de logística reversa, que realiza uma avaliação rigorosa de cada item trocado ou devolvido, otimizando a gestão de estoques e minimizando o desperdício de materiais. Cada produto é avaliado e classificado, para que retorne à cadeia de valor por meio de sua doação, revenda para outras empresas ou reciclagem. Graças ao programa, recuperamos mais de 97% de todos os produtos devolvidos.

Resíduos orgânicos

Em nossa sede no Brasil, temos duas composteiras industriais em funcionamento, que recuperam diariamente cerca de uma tonelada de resíduos orgânicos, transformando-os em adubo fértil. O composto é doado a programas locais de hortas comunitárias por meio da Coopernatuz Cooperativa, que gera emprego para mais de 70 pessoas.

Resíduos eletrônicos

Nosso programa de recuperação de equipamentos elétricos e eletrônicos nos permite ampliar o ciclo de vida dos equipamentos fora de uso, doando-os a organizações sociais como a Fundación Vivienda Digna e a Fundación Equidad, na Argentina, e La Protetora, no Chile.

Desde 2020, os resultados desse programa têm sido atípicos, pois na maior parte do período os escritórios não foram utilizados. Portanto, as taxas de recuperação não têm correlação com os anos anteriores.

Empaques y circularidad de materiales-boxamarillo.png

Buscamos novas tecnologias e inovações em embalagens que nos permitam mitigar impactos ambientais e ser mais eficientes na gestão dos recursos.

Principais resultados

100%

De nossas embalagens são recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis.

100%

De papelão certificado ou em processo de certificação FSC (Forest Stewardship Council).

Esta é apenas uma parte

Veja mais iniciativas relacionadas

Energía tmb.png

Gestão Energética