Nossa equipe

9703
colaboradores

4500 novos talentos

se juntaram à nossa equipe
em 2019

+34% vs. 2018

Nosso DNA é a base de tudo o que fazemos. Promovemos uma cultura única, baseada em seis princípios, que constróem uma experiência de trabalho diferente, que nos torna um dos melhores lugares para trabalhar da América Latina e do mundo.

Somos uma organização de talento empreendedor

Temos o objetivo de atrair, selecionar e somar o melhor talento para liderar o comércio eletrônico e a indústria fintech na América Latina.

Protagonistas do próprio desenvolvimento

Acreditamos que cada pessoa é protagonista de seu desenvolvimento e trajetória. Com esta crença nos desafiamos a liderar, a nos reinventar, inovar, aprender e evoluir.

Contamos com um processo anual, cíclico e contínuo, chamado Performance Management, um processo integral, em que a autoavaliação e a avaliação são a consequência natural do que foi trabalhado e empreendido de maneira conjunta durante todo o ano.

Minha experiência MELI

A proposta de valor conta com cinco pilares que fazem a diferença para nossas equipes e candidatos: Trabalho flexível, Desenvolvimento e aprendizagem, Comunicação e colaboração, Reconhecimento e celebração, e Bem-estar e família.
Mi-experiencia-MELI-POR

Diversidade e igualdade de oportunidades

Acreditamos no respeito pelas pessoas como valor fundamental e base de todas as ações de diversidade e inclusão. Avançamos em processos de liderança e conscentização para potencializar nossa visão, inspirando as pessoas a ampliarem suas capacidades e a expressar-se em um ambiente saudável e equitativo.

Para nós, a diversidade é também uma vantagem competitiva. Inovamos a partir da diversidade e isso nos faz disruptivos. Graças a este enfoque empático podemos desenhar produtos, serviços e soluções adequados às particularidades de cada país e de cada usuário.

Iniciativas desenvolvidas:

A equidade salarial por gênero é um processo crítico de nossa análise de inclusão. Estamos orgulhosos de contar que no Mercado Livre não existem diferenças salariais entre homens e mulheres com o mesmo nível de experiência.
Em 2019 lançamos o programa de liderança BeLeader@MELI, destinado a novos líderes em formação, que inclui um módulo de Diversidade e Inclusão, com o objetivo de identificar e conscientizar os vieses na gestão de pessoas, para conseguir que seja o mais objetiva e inclusiva possível. Durante o ano foram realizadas oito sessões que atingiram 330 novos líderes.
Nosso modelo de recrutamento é gerido com entrevistas estruturadas e decisões colaborativas, baseadas em evidências objetivas. Para neutralizar vieses inconscientes, todos os trios de candidatos finalistas a uma posição são compostos por duas mulheres e um homem, inclusive em posições de Senior Management. Além disso, geramos amostras cegas para as candidaturas em Oportunidades@MELI.
Criamos um grupo aberto no Workplace para compartilhar notícias, boas práticas, histórias e propostas que ajudem a impulsionar um Mercado Livre cada vez mais diverso e inclusivo. Neste grupo são geradas conversas de valor para alavancar ações emergentes.
  • Congelamento de Óvulos: dirigido às mulheres que necessitem ou escolham ampliar seu ciclo de fertilidade.
  • Política de Maternidade e adoção: as mães contam com 30 dias pagos adicionais aos 90 estabelecidos por lei. Em caso de licença antecipada, estendemos a cobertura de saúde durante esse período.
  • Paternidade e adoção: os pais contam com 15 dias úteis de licença a partir da chegada do bebê. Depois da licença e até o sexto mês do bebê, contam com a possibilidade de dividir seu tempo de Home Office pela semana.
  • Mesmas licenças e benefícios para casais do mesmo sexo
  • Soft Landing: oferecemos um mês de pagamento adicional aos três de licença maternidade garantida por lei, além de uma jornada semanal flexível durante o primeiro ano do bebê, sem redução da remuneração.
  • Maternity Room e vagas para futuras mamães
  • Creche: contamos com uma creche na sede do Dot na Argentina. Reembolsamos os gastos de creche ou pessoal doméstico até os dois anos do bebê.

Soluções tecnológicas a serviço da experiência MELI

Em 2019 continuamos evoluindo para uma gestão de pessoas digital, colaborativa e escalável, que coloca as pessoas no centro, elevando-as ao papel de co-criadoras, e emprega o poder transformador da tecnologia para uma melhor experiência.
Usamos a plataforma Workplace do Facebook para conectar, impulsionar e retroalimentar a experiência MELI da comunicação até a colaboração. A gestão da rede é descentralizada: todas as pessoas podem consumir e também produzir e publicar informação, comentários e notícias, assim como criar grupos privados para projetos e atividades.
Contamos com bots automatizados que dão suporte aos processos e programas. São utilizados para dar feedback de entrevistas, agendar reuniões, veicular os programas de reconhecimento e candidatura à buscas internas.
Canal para concentrar consultas e dúvidas das pessoas do MELI. Cada feedback recebido é analisado e acompanhado para garantir a qualidade do serviço.
A partir do Workplace fazemos transmissões ao vivo em que compartilhamos, em primeira mão, informações dos líderes sobre os projetos mais relevantes.