Comunidade

Cultura empreendedora

Empreender com impacto

Em 2019 lançamos Empreender com Impacto em parceria com as organizações Mayma e Giral, um ciclo de formação online para empreendedores com impacto econômico, social e ambiental, de toda América Latina. A iniciativa procura potencializar iniciativas que requeiram novas ferramentas e acompanhamento para tornar realidade seu impacto e acelerar seu negócio na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Uruguai.
No final de novembro, os jurados escolheram o empreendimento Épicos como ganhador regional.

Conheça os finalistas em emprenderconimpacto.com

+1000

inscritos

+270

empreendedores
capacitados

+USD 5.000

em prêmios

7

finalistas

Final Empreender com Impacto

Primeira seção de produtos sustentáveis

Lançamos uma nova seção permanente de produtos sustentáveis em nossa plataforma, que é o resultado da construção e do crescimento da nossa conhecida #EcoFriday.

A maior oferta de produtos com impacto ambiental e social da América Latina

110.000 produtos vendidos

Categorias com maior crescimento da demanda

1. Produtos de beleza +7000%
2. Produtos zero waste +4000%
3. Hortas e composteiras +695%
4. Alimentação orgânica +424%
5. Energias renováveis +294%

(painéis e tanques térmicos solares)

Desenvolvimento ecossistema empreendedor

Programa direcionado para donos e diretores de PYMEs que procuram diversificar e reforçar as bases do seu negócio. O programa tem uma duração de três meses e se desenvolve em quatro encontros de diagnósticos e ações.

73 PYMEs participaram do programa

Desenvolvemos o curso “Como potencializar suas vendas online” e o publicamos no “Tamo Junto”, uma plataforma online dedicada a potencializar aos microempreendedores. O curso consiste em sete videoaulas curtas sobre como administrar um negócio online, onde vender, como divulgar os produtos e os meios de pagamento.

411 empreendedores participantes

58% mulheres com um negócio próprio

Capacitamos nossos vendedores em parceria com a ONG Aliança Empreendedora, que atua para impulsionar os microempreendimentos da base da pirâmide e grupos produtivos que necessitam de apoio para desenvolver seu negócio.

15 horas de capacitação

50 empreendedores capacitados

Disponibilizamos a ferramenta Mercado Pago, para que as pessoas que desejam financiar projetos possam fazê-lo de modo simples, rápido e seguro. Além de gerar um fundo para financiar empreendedores, acompanhamos com um investimento a empresa social Movimiento Darte, para comprar uma máquina que permite aumentar seu processo produtivo.

+270 empreendedores financiados

Educação e inclusão digital

Chicas en TI (Argentina)

Argentina
Trabalhamos conjuntamente com Chicas en TI, uma organização argentina sem fins lucrativos que procura reduzir o gap de gênero na tecnologia. Em 2019, recebemos mais de 100 garotas do programa para compartilhar meia jornada de trabalho em nossos escritórios de Mendoza, Córdoba e San Luis, e abrimos uma convocatória entre as participantes para candidatar-se a uma das 30 bolsas para estudar na Acámica, escola de coding, durante o ano letivo de 2020.

3 províncias argentinas
100 garotas capacitadas
+1700 garotas capacitadas desde o começo

Arbusta e Nahual IT

Argentina
Trabalhamos junto com Arbusta e Nahual IT, empresas sociais com foco em fomentar a capacitação de jovens em tecnologia e aumentar sua empregabilidade.

Durante 2019, 140 jovens de ambas as empresas ofereceram suporte às áreas de TI, comercial e sustentabilidade do Mercado Livre.

140 jovens oferecendo serviços para diferentes projetos para o Mercado Livre

Arrastart

Brasil
Apoiamos a iniciativa Arrastart do Projeto Arrastão, no Brasil, através de incentivos fiscais, viabilizando a realização de oficinas de empreendedorismo, tecnologia e robótica para adolescentes da região de Campo Limpo, em São Paulo.

200 adolescentes capacitados

Desafio iLab

México
Lançamos o desafio iLab-Mercado Livre para apoiar os participantes dos ThinkCamp com projetos relacionados à inclusão financeira e ao e-commerce. Ao terminar o programa, serão avaliados os projetos e serão escolhidos entre três e seis semifinalistas que viajarão aos escritórios do Mercado Livre na Cidade do México. Os vencedores receberão fundos para desenvolver seus projetos.

+USD 10.000 em um fundo de apoio aos ganhadores

Jovens a programar

Uruguai
Apoiamos esta iniciativa que procura contribuir com o desenvolvimento do setor das TIC a partir da educação. Colaboradores de diferentes áreas do Mercado Livre doaram horas durante dois fins de semana para compartilhar seus conhecimentos e experiências com os jovens. Mais de 50 jovens do programa participaram destes encontros.

+1400 jovens formados
+500 mulheres

Code.org

Doamos a tradução de mais de 500.000 palavras dos conteúdos da Code.org, uma ONG dedicada a expandir o acesso à ciência da computação em escolas, aumentando a participação das mulheres e das minorias sub-representadas.

Com a disponibilidade de conteúdos em espanhol, todas as crianças entre 4 e 8 anos da América Latina podem acessar os conteúdos e aproximar-se da tecnologia.

Mercado Livre Solidário

Oferecemos as soluções do nosso ecossistema às ONGs latino-americanas com o objetivo de aumentar sua captação de recursos e fortalecer a cultura de doação digital na América Latina.

+1100 organizações já aderiram em 8 países da região
USD 6,2 milhões de recursos arrecadados

Nós nos unimos à missão de Wingu e Donar Online de potencializar o trabalho de outras ONGs da América Latina. Otimizamos os webinários de arrecadação e fidelização para organizações sociais e organizamos oficinas presenciais na Argentina, Uruguai e México, sobre o uso do nosso ecossistema para impulsionar as estratégias de arrecadação de fundos.

+2300 representantes de ONGs capacitados

Desenvolvemos uma campanha digital em parceria com a Fundação Banco de Alimentos, baseada em uma loja oficial na plataforma e no uso QR code em via pública e escritórios de diferentes empresas.

+600 doações

+USD 51.000 arrecadados

Associamo-nos a influencers da comunidade LGBT para impulsionar uma campanha de arrecadação de fundos para a ONG Casa 1, um centro de acolhimento e cultura para jovens LGBTQ+ sem lar, que atende aproximadamente 1500 pessoas por mês em São Paulo.

USD 10.000 arrecadados

O Mercado Pago se uniu à Rede Globo e à Unesco em uma campanha de arrecadação de doações para o Criança Esperança, que busca transformar o futuro de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

A campanha #MeuNovoJeitodeDoar foi transmitida a milhares de brasileiros pela Rede Globo, convidando-os a experimentar uma nova forma de doar: o botão disponível na carteira virtual do Mercado Pago.

30.000 doações

USD 60.000 arrecadados