Carta do Presidente

Em 2019 comemoramos os primeiros 20 anos do Mercado Livre, uma trajetória que encaramos com um propósito desafiador: democratizar o comércio e o dinheiro.

O DNA empreendedor que nos impulsionou desde aquela garagem no bairro de Saavedra, em Buenos Aires, se mantém vigente e inalterável. Esse é o espírito que nos define: o da inovação constante no nosso ecossistema a partir de uma visão integrada.

A evolução destas duas décadas nos permite hoje fazer parte da vida de milhões de pessoas na América Latina. Nosso efeito multiplicador em 18 países da região é imenso: mais de 600 mil famílias vivem hoje de suas operações no Mercado Livre. Em 2019, mais de 378,8 milhões de produtos foram vendidos na nossa plataforma e alcançamos uma média mensal de 838 milhões de transações realizadas com Mercado Pago, 115% mais do que no ano anterior. Nossa solução de Mercado Crédito continua crescendo, superando os 534 milhões de dólares no México, Brasil e Argentina.

Continuamos revolucionando a democratização dos pagamentos e a inclusão de pequenos e médios comerciantes no sistema financeiro. Durante 2019 atingimos a marca de mais de 2,9 milhões usuários utilizando Point para processar pagamentos com cartões de débito e crédito, quando muitos deles, antes, não contavam com meios para fazer isso.

Além disso, continuamos ampliando o que acreditamos ser nosso serviço mais disruptivo: a carteira virtual. Na Argentina, no Brasil e no México lançamos a funcionalidade do fundo de investimento e os pagamentos com QR code já são uma realidade em todos os países em que operamos, chegando a 4,5 milhões usuários em 2019. Desta maneira procuramos acabar com a limitação do dinheiro em espécie e incluir segmentos da população que foram historicamente excluídos pelo sistema financeiro tradicional.

Com relação ao comércio eletrônico, hoje a promessa de entrega dos nossos pacotes é de 48 horas, e para torná-la realidade, focamos em melhorar nosso sistema logístico para que seja mais eficiente, com centros de armazenamento próprios em Argentina, Brasil e México.

Como parte desse trabalho, este ano inauguramos nosso primeiro centro de distribuição na Argentina, empregando mais de 600 jovens, muitos deles em seu primeiro emprego formal.

Nós nos propomos a melhorar todos os dias, considerando não apenas ão só levando em conta o crescimento do nosso negócio, mas também seu impacto ambiental e social. Nesse sentido, e no marco dos nossos 20 anos, lançamos a primeira seção fixa de produtos sustentáveis, com o objetivo de ser um canal facilitador para o crescimento da escala de empreendedores que geram impactos positivos.

Neste reporte, compartilhamos os avanços dos nossos compromissos, conscientes de que vamos seguir assumindo riscos e apostando no longo prazo, junto com uma equipe de mais de 9000 colaboradores na região.

Obrigado a todos que fazem parte do Mercado Livre.
Marcos Galperin
CEO e Presidente do Mercado Libre Inc.