Ambiente

Medimos nossa Pegada de Carbono

Nosso propósito é realizar nossas operações com o menor impacto ambiental possível. Para isso, a gestão ambiental se baseia em um processo de melhoria contínua, que acompanha o crescimento sustentável do negócio.

A medição das Emissões de Carbono nos permite identificar as fontes de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) de nossas operações e seus pontos críticos. Com esta informação, podemos definir nossos objetivos e as políticas mais efetivas de redução.

Utilizamos os alinhamentos de medição do padrão Greenhouse Gas Protocol (GHG), desenvolvido em conjunto pelo Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) e o World Resource Institute (WRI).

Escopo 2

10.194 t CO2e
+122% vs 2018

Escopo 1

2967 t CO2e
+3475% vs 2018

Escopo 3

188.305 t CO2e
-27% vs 2018

201.465 t CO2e

-23% vs 2018

Arquitetura sustentável

Em todos os nossos centros operacionais estamos focados no uso responsável da energia, implementando tecnologias para tornar o consumo mais eficiente, como sensores de movimento e luminárias LED.

Na hora de alugar um espaço para nossos escritórios, damos preferência a edifícios que tenham a certificação LEED. O selo avalia a seleção de materiais, a incorporação de aspectos de eficiência energética, o uso de energias alternativas, a melhoria da qualidade ambiental interior, a eficiência do consumo de água e o desenvolvimento sustentável dos espaços livres.

1800 painéis solares no Brasil (+20% da energia consumida)

84 painéis solares de Córdoba, Argentina (+15% da energia consumida)

84 painéis solares de Colômbia (+5% da energia consumida)

Embalagens sustentáveis

No final de 2018, incorporamos embalagens confeccionadas com material 100% biodegradável e compostável nas embalagens do Mercado Envios na Argentina e Brasil. A primeira avaliação do produto será completada com a implementação de 4 milhões de embalagens de bioplástico em envios provenientes dos centros de distribuição da companhia.

4 milhões de embalagens de bioplástico
Somos a primeira companhia de e-commerce da América Latina
que utiliza bioplástico em seus envios.

Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Em 2019 eliminamos o uso de copos e garrafas descartáveis nos escritórios da Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai, substituindo-os por elementos reutilizáveis. Além disso, implementamos recipientes para alimentos feitos com material compostável nas sedes da Argentina e Uruguai.

20,5 toneladas de plástico evitadas por ano

Nosso programa de recuperação de equipamentos elétricos e eletrônicos nos permite reutilizar equipamentos em desuso, destinando-os a doações, organizações sociais, como a Fundação Vivienda Digna e a Fundação Equidad, na Argentina. Além disso, como parte da mudança do edifício de Arias a Polo Dot, recuperamos 133 elementos de mobiliário, como cadeiras, carpetes, colchonetes e modulares.

317 equipamentos de informática recuperados e doados

133 itens de mobiliário recuperados e doados

Os escritórios do Uruguai e do Chile mantêm uma taxa de recuperação de resíduos superior a 50%, graças ao impacto causado pela compostagem de 100% do resíduo orgânico. Em 2019 incorporamos uma nova composteira no Brasil que permitiu recuperar 100% dos orgânicos gerados e elevou a taxa de recuperação total do país acima de 50%.

100% do resíduo orgânico recuperado nos escritórios do Brasil, Uruguai e Chile

200 toneladas de materiais recuperados por ano

43% do total gerado